Aos Nossos Leitores diários.

"ficar firmes contra as ciladas do Diabo. “nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais." Ef : 6

quinta-feira, 26 de abril de 2012

TEORIA DO INTERVALO



“No princípio criou Deus os céus e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”
Gênesis 1:1-2


·            CEUS- reino dos céus
·            TERRA- reino da terra
Tentarei explicar a Teoria do Intervalo de um modo simplório e com a ajuda de algumas leituras que encontrei em alguns sites cristãos, uma vez que dois versículos podem se tornar tão poderosos com relação às teorias da criação, vista pelo homem.
A teoria do intervalo sugere que há um rupimento entre o versículo 1 e o versículo 2 de Genesis capitulo 1, que sugere que a terra era, ou estava sem forma e vazia, antes da criação do homem e tudo que hoje existe.
Como em muitos sites e teorias que dizem que isto poderia ter ocorrido pela queda de Satanás, destruindo tudo que havia sido criado. Dá um sentido de estado pós-apocalíptico entre a guerra nos céus. Bom vale ressaltar que antes da criação é bem provável que lúcifer já houvesse sido expulso dos céus junto com a terça parte celestial, como citado na bíblia, Isto explicaria o fato:
·            De Deus criar o homem a sua imagem e semelhança,
·            Colocar o homem como subjugador de tudo na terra,
·            De ordenar que repovoasse a terra.  



A teoria do intervalo ainda sugere que: como a terra “era” sem forma e vazia, o mais correto seria: "se tornou sem forma e vazia!"Da o entender de que devia ter sido habitada e de que alguma coisa ocorreu. Dai talvez a comprovação dos cientistas de que a terra teria mais de bilhões de anos e não milhares como “supostamente” diz a bíblia.  Supostamente por que a bíblia não diz que os céus e a terra foram criados no primeiro dia de criação, diz que “no principio
Deus criou os céus e a terra. No princípio criou Deus os céus e a terra. Gênesis 1:1.
Dai alguma coisa aconteceu  para que a terra estivesse “disforme” ou um “caos”. Não só poderiam ser os dinossauros, mas também “outras coisas”! Vale ressaltar que: Deus não fez a terra um caos
Isaías 45:18
“Pois assim diz o senhor que criou os céus e a terra; o Deus que criou a terra e a estabeleceu, não a criando para ser um caos [hebraico:tohu], mas para ser habitada: eu sou o Senhor e não há outro.”





 Há ainda outras explicações para o argumento acima:
1)        A terra era sem forma, vazia, com trevas e um com um abismo. Esta é a descrição do caos. Deus não pode criar nada que seja um caos (Is. 45:18 e Jó 38:4-7), não condiz com seu caráter;
2)        Toda vez que as palavra sem forma e vazio são usadas juntas no Velho Testamento elas denotam o resultado de julgamento (Jr. 4:23, Is 24:1 e Is. 34:11);
3)        Deus é luz e não poderia criar algo para existir em trevas. Trevas são símbolo de juízo de Deus (Ex. 10:21-22, Ap. 16:10);
4)        A mesma palavra “era” usada aqui é traduzida como "tornou-se" em outros lugares como Gênesis 19:26. Lá se diz que a mulher de Ló converteu-se numa estátua de sal, ou tornou-se. Podemos dizer então que o versículo seria melhor entendido se fosse: “a terra, porém, tornou-se sem forma e vazia.”

Depois que a terra estava disforme é que Deus, então, começaria a criação de tudo que existe hoje.
“No princípio Deus criou os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia. E havia trevas na face do abismo. E o espírito de Deus pairava sobre a face das águas. Disse Deus: Haja luz. E houve luz. Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre luz e trevas. E chamou Deus à luz de dia, e as trevas noite. E foi a tarde e a manhã, o primeiro dia.
Há então dois trechos marcados, comentarei o ultimo, quando Deus afirma que houve uma tarde e uma manha, ele afirma que se trata de um dia comum, com 24 horas, como no acontecimento de profeta Jonas ( três dias e três noites), Como na ressuscitação de Jesus( três dias e três noites). É diferente do sentido de dia em:
Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; Romanos 2:5
Em que a palavra dia da a ideia de um tempo indeterminado. Temos então que, na situação do versículo 2 em diante, o mundo teria sido, de fato criado em 6 dias!
Nos trechos antes disso diz que:
E havia trevas na face do abismo. E o espírito de Deus pairava sobre a face das águas.
Que, para mim, é deveras assustador, uma vez que o trecho sugere que Deus(o espirito de Deus, ou Jesus, vale lembrar de que Jesus já estava na criação “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; “Gênesis 1:26!) contemplava, ou observava algo, ou alguma coisa, frente a disformidade da terra.
Se houve uma guerra entre Deus e o Diabo, ou se houve uma terra bem antes de Adão e Eva, bem como os dinossauros, este ultimo é bem estranho, pois quando Deus começa novamente a criação ele também cria os repteis.
“E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. Gênesis 1:21”
Portanto, a bíblia, não precisa de correções é necessário entende-la frente às teorias cientificas. Tudo que nela esta escrito está correto! peçamos à Deus que ilumine nossos pensamentos e nos guie no caminho da melhor compreensão. Amém!
Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário